Os aerogéis são materiais únicos, porosos nanoestruturados, que contêm mais de 90% vol% de ar e têm propriedades particulares de grande interesse para diferentes aplicações avançadas. O principal objetivo da Ação AERoGELS é impulsionar o desenvolvimento de produtos baseados em aerogeles para aplicações biomédicas e ambientais, estabelecendo uma rede multidisciplinar baseada no conhecimento multidisciplinar baseado no intercâmbio de ideias, conhecimentos e resultados, reunindo os principais investigadores europeus neste campo e com pontos de vista provenientes das áreas das tecnologias, do meio científico e de mercado.
Objetivos específicos da Ação são:
• Desenvolver aerogeles bioativos específicos de tecnologia avançada, considerando seu impacto no mercado.
• Desenvolver recursos e produtos inovadores específicos de aerogeles para aplicações ambientais, considerando o seu impacto no mercado.
• Explorar novas ou modificar as existentes vias de processamento de aerogeles químicas (sol ‐ gel) e físicas (por exemplo, secagem) e desenvolver e adaptar ferramentas analíticas para a caracterização e desempenho do aerogel resultante.
• Avaliar abordagens inovadoras de processamento de aerogel que conduzirão ao desenvolvimento avançado de materiais desde a escala de laboratorial a produtos comerciais do ponto de vista tecnológico, de segurança e económico.
• Estabelecer a base de um conhecimento comum sobre aerogeles no que respeita à toxicidade, saúde, avaliação de segurança de riscos, impacto ambiental e questões regulamentares.
A Ação reunirá os principais intervenientes do meio académico e da indústria, provenientes de diversos domínios desde as ciências dos materiais, engenharia química, biologia, química ambiental, tecnologia farmacêutica, física, farmacologia, medicina regenerativa e toxicologia, além de especialistas nas áreas de regulamentação e agentes de inovação, de forma a impulsionar o desenvolvimento e as aplicações dos aerogeles como produtos de elevado valor. Os materiais avançados obtidos serão usados em aplicações biomédicas e ambientais para vários setores como potenciais beneficiários e, principalmente, para a sociedade em geral.